quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia do conselheiro tutelar: Os conselheiros tutelar, falam sobre a importância do conselho para a sociedade.





Nesse dia 18 de novembro, foi comemorado o dia do conselheiro tutelar, e na ocasião os conselheiros (Abraão Nunes, Terezinha, Lindinalva, Tatiane, Rodrigo e o suplente Antônio Alexandre) cederam entrevista para a equipe do Blog de São Vicente sobre a importância do mesmo na sociedade:


Blog de São Vicente: o que representa o conselho Tutelar para a população?

Conselheiro Abraão Nunes: o conselho representa uma força muito grande, onde o conselho faz com que os direitos da criança e dos adolescentes não sejam violados.


Blog de São Vicente: quais são os órgãos que trabalham em parceria com o conselho tutelar?

Conselheiro Abraão Nunes: existe uma rede de proteção da criança e do adolescente, composta pela delegacia e polícia, CRAS, CREAS, ministério publico, poder judiciário e outras entidades e projetos.


BSV pergunta a conselheira Terezinha: crianças nas ruas até 22h da noite, é competência do conselho tutelar em coibir essa atitude?

Conselheira Terezinha: Não, isso é competência dos pais, existem muitos mitos que partem das pessoas, tem muitas coisas que a sociedade acha que é competência do conselho, só que isso é dever dos pais, é importante que a sociedade tenha mais aproximação com o conselho, para entender que muitas coisas que as pessoas pensam que é de nossa competência, a maioria deles não é, e até somos proibidos de fazer, se insistirmos podemos até perder o mandato.



BSV pergunta ao conselheiro Abraão Nunes: hoje o conselho tutelar de São Vicente tem estrutura para trabalhar?

Abraão Nunes: tem sim, temos um prédio bem estruturado cedido pela prefeitura, onde recentemente foi reformado, temos equipamentos, veículo próprio, temos uma cozinha completa e tudo isso nos oferece conforto e estrutura para atender a população que nos procura.



Blog de São Vicente: os conselhos estaduais receberam há alguns anos a traz, um kit para melhor funcionamento e soubemos que São Vicente foi o conselho que tomou iniciativa para existência desse kit, é verdade?

Abraão Nunes: isso mesmo, o conselho de São Vicente foi quem solicitou um carro ao governo do estado, e através dessa solicitação, o governo teria que adotar para os demais municípios, usando essa iniciativa de São Vicente como modelo, e assim atender esse desejo, e não somente foi enviado o carro mais como um gelágua, geladeira, 5 computadores e uma impressora multifuncional.


Blog de São Vicente: como a população pode manter esse contato com o conselho?

Abraão Nunes: nós estamos há 9 anos no mesmo endereço, no centro da cidade ao lado do clube municipal, com horário de 7h às 11h e 13h às 17h, sendo que todos os dias fora desse horário de expediente e nos finais de semana, ficam 2 conselheiros sobre aviso para atender  comunidade a qualquer hora do dia ou da noite.

E apenas aproveitando a mídia, nós deixamos como apelo que existe a ausência do promotor, onde isso já foi solicitado varias vezes, só que o promotor nos prontificou que vai regularizar as vindas como antes, onde ele vinha uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário