quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ABSURDO: Presidiário jucurutuense concede entrevista por telefone, e admite comandar tráfico de drogas de dentro da cadeia

Foto de Cassinho Bobó (camiseta regata clara) dentro do presídio. A foto estava no telefone de um assaltante preso em Jucurutu há duas semanas. O assaltante admitiu que a recebeu do whats app do próprio Cassinho
Fonte: Blog PM de Jucurutu/ Damião Oliveira/ G1/RN

O G1/RN destacou, em reportagem desta quarta-feira, 11, uma entrevista feita pelo repórter jucurutuense Damião Oliveira, ao presidiário, também natural de Jucurutu, CÁSSIO AUGUSTO DE SOUZA, VULGO “CASSINHO BOBÓ”, que cumpre pena por tráfico de drogas, no Presídio de Caraúbas/RN.

Na entrevista, que foi feita por telefone, “Cassinho Bobó” defende seu pai e seu irmão, após estes terem sido presos em uma ação da Polícia Civil de Jucurutu e admite ser bandido e praticar tráfico de drogas de dentro do Presídio.

Embora sejam estarrecedoras as palavras proferidas por “Cassinho Bobó”, isso não é o mais preocupante, uma vez que é de conhecimento geral da sociedade Jucurutuense que ele é, e faz questão de ser, bandido. Cassinho diz – na entrevista – que tenta sair do crime, mas não consegue. No entanto, esse argumento cai por terra, quando lembramos que, há alguns anos, ele tentou contra a vida de uma namorada, acertando-a com um tiro no peito e, submetido a Júri Popular, os jurados deram-lhe uma chance, absorvendo-o e deixando-o livre, para começar uma vida honesta e digna. Porém, Cassinho não quis e permaneceu na vida do crime.

O mais preocupante dessa situação, tanto para a Polícia, quanto para a sociedade jucurutuense como um todo, é o fato de um homem preso, contra quem a Justiça impôs – e vem impondo –  penas pesadas, estar, de dentro da cadeia, comandando crimes fora dela, através de ligações telefônicas.

Imaginem vocês, leitores, a indignação de um Policial, que, com todo esforço, consegue botar atrás das grades um homem nocivo à sociedade, e acaba vendo que esse homem mantem – e cresce – sua rede criminosa, mesmo estando encarcerado! Que segurança podemos nós, Policiais, garantir à sociedade, se nós fazemos nossa parte, mas outros não fazem a sua?
O sistema penitenciário, não só do RN, mas do País é uma vergonha. Estamos nas mãos de criminosos, que negociam armas, drogas e, até mesmo, vidas de dentro da cadeia.

Quando os “donos do poder” um dia resolverem tomar uma providência com relação a essa situação, e construírem presídios que, de fato, imponham a incomunicabilidade dos marginais lá de dentro, com o mundo externo, não há dúvidas de que os crimes diminuirão e as Polícias trabalharão com mais eficácia, pois só iremos nos preocupar com os bandidos que estão nas ruas, e não mais com os que se dizem “presos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário